Ingredientes:
- Pato
- Cebola q.b
- ramo de salsa
- 1 knorr de galinha
- bebidas diversas ( vinho branco, wishky, vinho do porto, aguardente)
- 1 folha de louro
- ervas aromáticas q.b
- sal q.b
- 2 dentes de alho
- baicon aos pedacinhos e em fatia
- linguiça
- chouriço
- arroz extra longo branqueado
Modo de preparar:
Começa por cortar o pato aos pedaços, limpa-lo e lava-lo devidamente tirando os excessos de gorduras.Coloca-se numa panela com a cebola, a salsa, o knorr , louro, sal, as bebidas e as ervas aromáticas e água, convém ficar com bastante caldo.Deixa-se cozer muito bem até o pato ficar macio e bom para desfiar.
No copo da varinha mágica coloca-se meia cebola se for grande e os dentes de alhos , e um pouco de vinho branco e reduz-se a puré.
Num tacho coloca-se o baicon aos pedaços, a linguiça ás rodelas finas e esta pasta de cebola e deixa-se cozinhar, quando o refogado começar a enxugar coloca-se caldo de cozer o pato.
No fim do refogado estar feito, junta-se o pato desfiado e mexe-se tudo até ficar bem envolvido e vai ao lume vai-se juntando caldo suficiente até a carne ficar com algum molho e não se tornar seco, podendo também rectificar os temperos, nomeadamente sal, piri-piri, o que achar necessário.
Por fim faz-se o arroz., num tacho coloca-se o caldo de cozer o pato passada pelo passador e medida, ou seja , sempre o dobro da água e metade do arroz.vejamos para 3 chavenas de arroz teremos de ter 6 de água, caso o caldo nao seja suficiente coloca-se o restante de água normal.Deixa-se cozer o arroz ate enxugar a água e rectificam-se os temperos.
Num pirex, coloca-se metade do arroz já cozido, depois o preparado do pato e por fim o restante arroz.
Decora-se com chouriço ás rodelas e baicon fatiado aos pedaços... e vai ao forno.Normalmente ligo 10 /15 minutos por baixo e depois ligo o grill para tostar .
Sem comentários:
Enviar um comentário